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9/18/2014

controle o "triglicérides alto"

fonte e créditos: 
portaltudoja




















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"Dieta para controlar o triglicérides alto"




Evitar o excesso de sal, refrigerantes, carne vermelha gordurosa e bebidas alcoólicas ajudam
no controle nas taxas de colesterol, triglicérides e hipertensão.
Foto: Fabio Mangabeira.
Para quem tem problemas com triglicérides como eu, sou preciso evitar alguns alimentos e para completar estou tomando fenofibrato 200 mg. Agora veja qual é a dieta ideal para combater o triglicérides.

Triglicérides o que é? Trata-se da nossa maior fonte de energia. Os triglicérides agrupam três unidades de ácidos graxos, que são a menor unidade de gordura existente. “Para se formarem os triglicérides não dependem apenas da ingestão de gorduras. Toda vez que comemos em excesso, o que sobra é transformada em triglicérides e armazenada no organismo”, é o que explicou o profissional que esta me acompanhando regularmente. 

Até aí, tudo bem, não fosse o fato de que ele tende a se depositar ao redor do fígado, prejudicando-o. Também diminuem os níveis de HDL, possuem ação oxidante e inflamatória e são até capazes de lesionar a parede interna dos vasos. Para passar bem longe desses riscos, mantenha os índices sempre abaixo de 150 mg/dL e o meu estava a 495 mg/dL.

Como controlar
Evitar todo o tipo de excesso à mesa vai ajudar, já que os triglicérides representam a principal ferramenta que o nosso organismo utiliza para armazenar gordura no tecido adiposo, na tentativa de abastecer nossas reservas de energia. Cortar gorduras ruins e substituí-las pelas boas, como no caso do colesterol alto, também é fundamental.

Alimentos proibidos:
  • Açúcar, mel, doces, sorvetes, gelatinas;
  • Pudim, compotas, frutas secas e cristalizadas;
  • Roscas, tortas, balas, biscoitos, chocolates;
  • Massas como: lasanha, caneloni, ravióli;
  • Pizzas;
  • Farinhas (mandioca, milho, trigo, aveia);
  • Refrigerantes;
  • Bebidas alcoólicas.
Alimentos que não podem faltar
  • Utilize fontes de ômega-3: azeite extra virgem, óleo de canola, linhaça, soja, peixes (salmão, atum, bacalhau, arenque, sardinha);
  • Consuma muitas fibras: frutas e verduras, leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico), aveia, cereais integrais, etc;
  • Consuma fontes de fitoesteróis: presente em todos os vegetais;
  • Consuma soja: sucos de soja, soja na salada, tofu, etc..
  • Consuma fonte de antioxidantes: vitaminas E (óleos de sementes, nozes, abacate, ovos, cereais), vitamina C (frutas cítricas, vegetais), flavonóides (verduras, frutas, grãos, chá verde) e carotenóides (frutas, tomate, cenoura, brócolis, pimentão, espinafre)
  • Prefira sempre alimentos assados, cozidos e grelhados;
  • Utilize temperos naturais: manjericão, salsa, cebolinha, curry, cúrcuma, etc.
  • Pães, massas e cereais: integrais, quinua
  • Bebidas: água, suco natural ou de polpa congelada, água de coco verde
  • Leite e derivados: desnatados, ricota, cottage, queijo branco
  • Carnes: brancas e sem pele (frango e peru)
Caminhar, correr e nadar é exercícios prazerosos que podem ser realizados fora da academia de ginástica. Mas para que o exercício consiga diminuir os triglicerídeos no sangue é importante praticar a atividade física, no mínimo, 3 vezes por semana por, pelo menos, 40 minutos seguidos.

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